quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Minissérie: Memorial de Maria Moura

Cristiana Oliveira como Marialva.

Autores: Jorge Furtado e Carlos Gerbase.
Capítulos: 24.
Horário: 22h30.
Exibição: 17 maio-17 junho 1994.
Elenco: Glória Pires, Kadu Moliterno, Cristiana Oliveira, Jackson Antunes, Bia Seidl, Sebastião Vasconcelos, Zezé Polessa, Chico Diaz, Zezé Motta, Luiz Carlos Arutin, Renata Fronzi, Hélio Souto, Rui Rezende, Jece Valadão, Myriam Pires, Ariclê Perez, Otávio Muller, Ernani Moraes, Vanda Lacerda, Antônio Grassi, Bertrand Duarte, Camilo Bevilacqua, Cláudio Gabriel, Celso Frateschi, Joel Barcellos, Chica Xavier, Clementino Kelé, Carlos Gregório, Lui Mendes, Nelson Xavier, Rubens de Falco, Rosamaria Murtinho, Sérgio Brito, Bete Mendes, Ruth de Souza, Marcos Palmeira e Cléo Pires.
Sinopse: Baseado no romance de Raquel de Queiroz, Maria Moura (Glória Pires) teve uma infância difícil: perde o pai (Ângelo de Matos) mais cedo, e aos 17, vê sua mãe (Bete Mendes) enforcada em casa, como se tivesse suicidado. Para vingar-se da morte da mãe, seduz o empregado Jardilino (Lui Mendes) e pede que ele execute o padrasto.
Protegida pelos empregados da família, Maria reúne um grupo de pessoas para conquistar a terra herdada do pai, a serra dos Padres, mas precisa impedir a invasão do sitio por Tonho (Ernani Moraes), Irineu (Otávio Muller) e Firma (Zezé Polessa). Esse bando vai aumentando com a adesão de sua prima, Marialva (Cristiana Oliveira) e seu companheiro, o atirador de facas Valentim (Jackson Antunes). Mas o ponto fraco de Maria é sua paixão pelo sedutor Cirino (Marcos Palmeira).
Curiosidades:
  • A minissérie foi recordista em audiência entre todas as minisséries da Globo, batendo a minissérie Anos Dourados (86), de Gilberto Braga.
  • Foi um dos melhores trabalhos de Glória Pires.
  • O padre José Maria, personagem de Kadu Moliterno, teve um papel relevante na trama. Se apaixona por Bela (Bia Seidl), uma mulher casada. Ela é assassinada por Anacleto (Antônio Grassi). Amargurado, passa a integrar o bando de Maria Moura.
  • As gravações foram feitas na cidade de Tiradentes (MG).
  • A minissérie foi reapresentada entre 28 de julho e 14 de agosto de 1998 na Globo, e em uma versão compacta de 19 capítulos entre 28 de julho e 23 de agosto de 2010, no canal Viva.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME









Um comentário:

  1. O BEM INTERESSANTE DE SE VER MESMO, AI NESSA SÉRIE MEMÓRIA COM A MOURA, FOI A BELA PUTONA BIA SEIDL, INTEPRETANDO A SUA PERSONAGEM BELA, QUE TAL, SENDO IGUAL A SUA INTERPRETE. UMA BELA PUTA QUE FICOU AO VIVO E A CORES, COMO VEIO A ESSE MUNDO CÃO!, EM FRENTE DO PADRECO BARRÃO JOSÉ MARIA, LHE DANDO COM TODA GENTILEZA, DE BANDEJA, O SEU GRANDE E REDONDO BELO CUZÃO GORDO!.

    ResponderExcluir

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.