terça-feira, 26 de julho de 2011

Novela: O Mapa da Mina


Malu Mader e Cássio Gabus Mendes como os protagonistas Wanda e Rodrigo.

Autor: Cassiano Gabus Mendes.
Capítulos: 137.
Horário: 19h.
Exibição: 29 março-4 setembro 1993.
Elenco: Malu Mader, Cássio Gabus Mendes, Luiz Gustavo, Maurício Mattar, Carla Marins, Maria Padilha, Tato Gabus Mendes, Beth Goulart, Ana Rosa, Bete Mendes, Antônio Abujamra, John Herbert, Carolina Ferraz, Nelson Freitas, Antônio Grassi, Luiza Brunet, Marcelo Serrado, Bianca Byington, Mila Moreira, Suzana Faini, Luiz Maçãs, Cláudio Curi, Paula Burlamaqui, Desirée Vignoli, Natália Lage, Jonathan Nogueira, Tatyane Goulart, Yaçanã Martins, Mara Carvalho, Ada Chaseliov, Dennis Carvalho, Mauro Mendonça, Gianfrancesco Guarnieri, Pedro Paulo Rangel, Nair Bello, Eva Wilma e Fernanda Montenegro.
Sinopse: Uma quadrilha rouba dez milhões de dólares em diamantes. Ivo Simeoni (Paulo José) esconde as pedras em um lugar inusitado e para não esquecer o esconderijo, tatua um mapa nas pernas da filha de sua vizinha, Elisa (Carla Marins). Só que a principal consequência é que Ivo é preso, e oito anos depois, ao sair da cadeia, morre atropelado.
Elisa, que torna uma noviça, passa a ser perseguida por Rodrigo (Cássio Gabus Mendes) por outro ladrão do bando, Rodolfo (Mauro Mendonça) e pelo policial Raul (Tato Gabus Mendes).
Curiosidades:
  • Primeira novela de Carolina Ferraz na Globo. Antes, atuou na novela "Pantanal" (90), na Manchete.
  • A novela foi um fracasso de audiência, com média de 31 pontos.
  • Essa é foi a última novela de Cassiano Gabus Mendes. Morreu de infarto em agosto de 1993, três semanas antes do desfecho.
  • A novela discutiu o tema do alcoolismo por meio do personagem Erasmo (Dennis Carvalho), que chega a agredir fisicamente a família por causa de sua dependência.
  • Título Provisório: Segredo.
  • Maurício Mattar e Fernanda Montenegro entraram no meio da trama, para alavancar a audiência.
  • Antes da novela entrar no ar, Carla Marins ia ser Wanda, e Malu Mader ia ser Elisa. Esta, cansada de ser mocinha nas novelas, pediu para trocar os papéis.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

2 comentários:

  1. Uma novela realmente muito fraca, tinha uma premissa interessante, mas que não foi bem desenvolvida. Alguns personagens caricatos sem serem engraçados, como o falso mafioso de Luiz Gustavo, prejudicaram muito a trama. Só se salvaram a Malu Mader no papel da malandra suburbana, e o Abujamra com sua atuação exagerada, e a abertura divertida onde a personagem de Carla Marins aparecia como uma giganta de fio dental.

    ResponderExcluir
  2. Que me lembre, Malu Mader, na época, tinha engordado alguns quilos, e adquirido uma aparência mais voluptuosa, que calhou muito bem na personagem.
    Apesar da premissa, a condução da trama primou pela falta de inspiração e mesmo de humor, embora se pretendesse cômica. O único final ideal seria que a Elisa virasse uma giganta de proporções titânicas como na abertura, e esmagasse todos os outros personagens com seu bumbum gigantesco.

    ResponderExcluir

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.