quarta-feira, 27 de julho de 2011

Novela: Mandala


Felipe Camargo e Vera Fischer como Édipo e Jocasta.

Autor: Dias Gomes.
Capítulos: 185.
Horário: 20h30.
Exibição: 12 outubro 1987- 14 maio 1988.
Elenco: Vera Fischer, Felipe Camargo, Giulia Gam, Taumaturgo Ferreira, Nuno Leal Maia, Célia Helena, Lúcia Veríssimo, Gracindo Júnior, Deborah Evelyn, Imara Reis, Milton Gonçalves, Yara Cortes, Mauro Mendonça, Beatriz Lyra, Carlos Augusto Strazzer, Chico Diaz, Perry Salles, Suzana Faini, Daniel Dantas, Marcos Palmeira, Lília Cabral, Oswaldo Loureiro, Aída Leiner, Ilka Soares, Marcelo Picchi, Aracy Cardoso, Ângela Leal, Betty Erthal, Antônio Grassi, Ruth de Souza, Gianfrancesco Guarnieri, Osmar Prado, Grande Otelo, Walmor Chagas, Paulo César Pereio, Rubens Corrêa e Paulo Gracindo.
Sinopse: A novela se divide em duas fases: na primeira, ocorre quando Laio (Taumaturgo Ferreira) engravida Jocasta (Giulia Gam) e some com o bebê após consultar os búzios e descobrir que o menino o matará e manterá um relação amorosa com a mãe.
Já na segunda fase, ocorre vinte e cinco anos depois, quando Édipo (Felipe Camargo), que foi criado por pais adotivos, encontra Laio (Perry Salles) em uma estrada, mas ambos ignorados pela relação de parentesco. Laio agride Édipo,despenca de uma ribanceira e morre.
Depois, o menino se muda ao Rio de Janeiro com sua namorada Letícia (Lúcia Veríssimo) em busca de uma nova vida. Quando conhece Jocasta (Vera Fischer), esta e Édipo se apaixonam. O rapaz é perseguido pelo guru Argemiro (Carlos Augusto Strazzer), que previu a tragédia da trama, e por Creonte (Gracindo Júnior), seu tio, que sabe da ascendência de Édipo e ambiciona assumir os negócios de Laio. O garoto só fica sabendo que é filho de Laio perto do final da novela.
Curiosidades:
  • Foi inspirada na tragédia "Édipo Rei", de Sofócles.
  • Primeira novela de Giulia Gam, Marcos Palmeira,Jandir Ferrari, Marcos Breda, Chico Diaz, Betty Erthal e Antônio Grassi.
  • Destacou-se na novela o personagem Tony Carrado (Nuno Leal Maia), quem se declarava a Jocasta (Vera Fischer) chamando-a de "Deusa". Os dois ficam juntos no final.
  • Foi a primeira novela em que Felipe Camargo e Vera Fischer atuaram juntos. No fim da novela, se casaram até 1995. Voltariam a atuar em "Pátria Minha" (94), de Gilberto Braga, ele, como Inácio Fonseca, e ela, como Lídia Laport.
  • Outro personagem que garantiu a audiência foi o personagem Argemiro (Carlos Augusto Strazzer).
  • Dias Gomes foi escrevendo até o capítulo 35, deixando o roteiro com seu parceiro Marcílio Moraes. O autor Lauro César Muniz colaboraria com os capítulos finais.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME


Um comentário:

  1. Está faltando algo no seu resumo: quando Laio agride Edipo ao se encontrarem em uma estrada, ele vinha baleado, porque caíra em uma emboscada preparada por Creonte, que queria assumir seus negócios. E pensou que Edipo era um dos atiradores, e acidentalmente caiu em um penhasco. Mas ele morreu não necessariamente da queda, iria morrer de qualquer jeito, porque estava crivado de balas. E quando Argemiro descobriu que foi Creonte que mandou matar Laio, ele mata Creonte na última semana da novela, como vingança. Antes do confronto final contra Edipo.

    ResponderExcluir

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.